Alimentos que ajudam a emagrecer

Muitas pessoas sonham em ter o corpo perfeito e para isso é preciso de um pouco de paciência e muita determinação. Emagrecer é um processo que pode levar tempo e várias atitudes são importantes nesse processo. É importante cuidar da alimentação e realizar exercícios, mas nem todos têm tempo ou disposição para uma mudança drástica de rotina. A boa notícia é que existem alimentos que ajudam a emagrecer e você pode usá-los de forma livre, incluindo em sua dieta habitual ou substituindo ingredientes.

Alguns alimentos têm propriedades termogênicas, ou seja, aceleram a queima de calorias do organismo e ajudam a perder peso. Além deles, há os alimentos que impedem o acúmulo de gorduras. Há o exemplo das pimentas, compostas de capsaicina, um composto que favorece a diminuição da massa de tecido adiposo, as famosas gordurinhas.

Os alimentos que ajudam a emagrecer

Selecionamos aqui alguns alimentos que ajudam a emagrecer que possuem propriedades importantes no auxílio da queima de gordura e manutenção do peso. Confira abaixo:

Aveia

A aveia é a primeira na lista dos alimentos que ajudam a dicas. Este cereal, que é realmente incrível, possui propriedades anti-inflamatórias, ajuda a controlar a glicose e o colesterol, além de regular o intestino. A aveia também ajuda a retardar a absorção de carboidratos, evitando o acúmulo de gorduras indesejáveis. Portanto, vale a pena acrescentar um pouquinho de aveia nas refeições diariamente.

Chá verde

É um aliado natural, que tem como ingredientes que fazem emagrecer, os antioxidantes chamados catequinas. Estes antioxidantes ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar as gorduras. Importante dizer que o chá verde não é milagroso, então, nada de substituir refeições pela bebida, use de forma inteligente, como mais um aliado na guerra contra a balança.

Vegetais verde escuros

Os vegetais, de uma maneira geral, quando incluídos com regularidade na alimentação, podem ajudar muito a emagrecer, isso por que têm pouquíssimas calorias, ajudam a nutrir o corpo e de quebra dão aquela sensação de saciedade. As folhas verdes escuras são ricas em vitaminas A, C, K, ácido fólico e vitaminas do complexo B, minerais, cálcio, ferro, fitoquímicos e fibras essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Suco de Uva

Apesar de ser pouco conhecido como um alimento que ajuda a emagrecer, o suco de uva, pode auxiliar na perda de peso, pois tem resveratrol presente. Esse nutriente é importante na proteção do coração e ainda inibe a formação de gorduras.

Abacate

Foi feita há pouco tempo uma pesquisa nos Estados Unidos sugerindo que comer abacate no almoço reduz a vontade de comer doces no período da tarde. Por isso, o abacate também se torna um dos alimentos que ajudam a emagrecer, mesmo que indiretamente. Apesar de já ter algumas pesquisas publicadas, cuidado, pois se trata de uma fruta muito calórica e deve ser consumida sempre com moderação.

Cereais integrais

Já sabemos que devemos comê-los no café da manhã, porque a fibra ajuda a nos sentirmos cheios e a eliminar mais facilmente aquilo que comemos. Realmente os cereais são ótimos para manter aquela sensação de saciedade por mais tempo, porém, sempre olhe os rótulos, evitando os que estão cheios de açúcar. Acrescente leite desnatado e, se achar que ficou muito sem graça, acrescente algumas passas. Só algumas!

Salada

Salada é sempre uma ideia saborosa e fresquinha que dá para levar para qualquer lugar, substituindo os salgadinhos e lanches no meio do trabalho. Preste sempre atenção ao tempero, não utilize os temperos prontos, que tem uma alta concentração de sódio. Para ser um dos alimentos que ajudam a emagrecer, prefira temperar com um pouco de azeite  de oliva, sal e limão.

Iogurte desnatado

Iogurtes e leites desnatados são enriquecidos com cálcio, um mineral que ajuda a emagrecer. O cálcio interfere na produção de calcitriol, substância que bloqueia o processo de quebra de gordura. A função principal do calcitriol é ajudar o organismo a guardar gordura para que seja usada em períodos de jejum.

Gengibre

Alguns estudos ingleses e chineses chegaram à conclusão que um pequeno pedaço diário do ingrediente também acelera o metabolismo. O gingerol é um dos seus princípios ativos, que ajuda a aumentar a temperatura corporal, exigindo um maior esforço do corpo. A queima de calorias no organismo vem desse esforço, por isso o gengibre é considerado mais um dos alimentos que ajudam a emagrecer.